Áreas de Atuação / CLORO & SODA



CLORO & SODA

De acordo com documento apresentado pelo Departamento de Indústria Química da Área de Insumos Básicos do BNDES, além dos produtos derivados direta e/ou indiretamente do cloro e da soda, como os defensivos agrícolas, o alumínio, os remédios, os produtos de higiene, os tubos de PVC, as tintas, os tecidos e papel e celulose, vale lembrar sua importante aplicação no tratamento de potabilidade da água para o uso humano.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), 72% da produção brasileira do setor de soda-cloro empregou a tecnologia de diafragma, 23% a de mercúrio e 5% a de membrana. Essa distribuição percentual é em função dos elevados custos inerentes à substituição da tecnologia que utiliza o mercúrio, e também das exigências ambientais legais em cada região pelo governo local.

Devido as características das tecnologias dos processos de produção, bem como das características físico químicas do Cloro e da Soda, que são eminentemente reagentes e oxidantes, a industria necessita e emprega tecnologias para a proteção anticorrosiva de seus equipamentos.

O Plástico Reforçado com Fibra de Vidro - PRFV, é o material de engenharia com maior e melhor relação de custo benefício empregado neste tipo de indústria, seja empregado na construção de equipamentos totalmente construídos em PRFV, seja em revestimentos anticorrosivos em Fiberglass para proteção de equipamentos em aço carbono, e também em estruturas e equipamentos e instalações em concreto armado.

Sendo assim, a indústria de produção de Cloro e de Soda Cáustica, utiliza e emprega equipamentos como tanques, tubulações, reatores e as próprias tampas das células de produção eletrolítica, em material totalmente em PRFV, e complementa a utilização com a proteção anticorrosiva de pisos, diques de contenção de tanques de armazenamento, tanques de armazenamento de produtos químicos, canaletas, bases de bombas de transferência de produtos químicos, bases de equipamentos, todos construídos em concreto.

É na indústria de Cloro e Soda, onde se emprega em maior e mais relevantes tipos de situações, o PRFV, e também por isso é considerada a indústria precursora da utilização do PRFV no ramo industrial.

Para cada caso, os equipamentos construídos em PRFV, são fabricados segundo as mais exigentes normas técnicas, visando a obtenção de vida útil prolongada, mesmo atendendo a situações de elevada necessidade de resistência mecânica e química a que estão submetidos neste tipo de indústria.

Revestimentos e Sistemas Anticorrosivos recomendados para o segmento de Cloro & Soda:

>> FIBERGLASS - Laminado com Fibra de Vidro.

>> FIBERBRICK - Sistema duplo de proteção composto de laminado de Fibra de Vidro e Cerâmica Antiácida.

>> GLASSCOTE 3000 - Piso anticorrosivo reforçado com Fibra de Vidro.

>> FLAKEGLASS - Pintura industrial de alta performance.

Para obter mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: marketing@rust.com.br





Grupo Rust & Resinar no Facebook


Depoimentos

Receba Newsletter


© 2017 Grupo Rust & Resinar - Todos os direitos reservados. By Guest