Rua Bahia, 92 - Vila Oriental
Diadema - SP - Brasil - 09941-740
Tel.: (11) 3140-1500     rust@rust.com.br
Rua H, quadra 6, lote 16
Pólo de Apoio / Camaçari - BA - Brasil - 42801-170
Tel.: (71) 3644-9650     rustba@rust.com.br

 Áreas de Atuação / SIDERURGIA



SIDERURGIA

Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. O aço é produzido a partir da purificação do ferro gusa, sendo que este ferro gusa é constituído de minério de ferro, coque e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em 4 etapas, sendo a preparação da carga, a redução, o refino e a laminação.

As maiores siderúrgicas do Brasil são:

CSN – em Volta Redonda – RJ
Usiminas – em Ipatinga – MG
Usiminas em Cubatão/SP – antiga COSIPA
Gerdau

As instalações destas siderúrgicas são enormes, e evidentemente necessitam de proteção anticorrosiva, que variam das pinturas convencionais em estruturas metálicas expostas por situações diversas de menor agressividade química, até sistemas especiais de revestimentos anticorrosivos "mistos", do tipo FIBERBRICK, em instalações das etapas de refino e de laminação, onde suas estruturas estão expostas e sujeitas a altíssima agressão química e mecânica, 24 horas por dia, o ano todo.

Desde as estações de tratamento de água e estações de tratamento de efluentes, até seus galpões industriais, todos demandam de grandes áreas a serem protegidas contra a corrosão, requerendo sistemas de revestimentos anticorrosivos que confiram elevado tempo de vida útil a estas instalações, considerando cada tipo de exposição.

Neste foco, o Grupo RUST & RESINAR, vem acumulando expertise neste segmento, garantindo excelente nível de custo x benefício para as siderúrgicas brasileiras. Exemplo disso são alguns revestimentos anticorrosivos, como por exemplo, o FLAKEGLASS, que foram aplicados nas estruturas metálicas dos telhados dos galpões da laminação a frio das chapas de aço da COSIPA, a 25 anos atrás, e que até hoje operam em perfeito estado de proteção contra a corrosão. Até então, estas estruturas em pintadas com sistemas tradicionais de pintura, uma vez por ano, todo o ano.

Alguns clientes preferem aplicações com sistemas mais baratos, de menor investimento inicial, sem considerar a necessidade de repintura pelo menos a cada 12 meses, evidenciando custo x benefício infinitamente maior, se comparado com os sistemas de pinturas especiais e mais modernos, cuja vida útil comprovada ultrapassa os 10 anos.

Os sistemas de revestimentos anticorrosivos mais empregados pelas siderúrgicas são:

>> FLAKEGLASS: em estruturas e equipamentos metálicos de modo geral, que estejam submetidos a agressividades de moderada a elevada;

>> RESICOR: sistema de pintura especial, superior aos sistemas tradicionais, para aplicações diversas em estruturas e equipamentos metálicos de modo geral, que estejam submetidos a agressividades de moderada a média;

>> FIBERBRICK: para proteção anticorrosiva em estruturas de concreto, como pisos, canaletas, bases de bombas e de equipamentos, sujeitos a elevada agressividade química e mecânica;

>> GLASSCOTE: família de revestimentos monoliticos anticorrosivos , também para aplicações em estruturas de concreto, como pisos, canaletas, bases de bombas e de equipamentos, sujeitos a agressividade química mecânica moderada a baixa.

>> POLICRETE: argamassa e concreto polimérico de elevada resistência mecânica e química, utilizado em situações onde requeira utilização do equipamento com tempo curto de operação, excelente resistência mecânica à compressão e de elevadíssima resistência química à maioria das soluções ácidas e alcalinas. Fácil aplicação. Pode ser utilizado também como Groutes em diversas situações.

>> FIBERGLASS: é um dos Sistemas de Revestimentos Anticorrosivos mais empregados na industria de uma maneira geral, principalmente pela diversidade de situações que pode ser empregado, considerando agressividades químicas e mecânicas elevadas, facilidade e rapidez de aplicação e retorno quase que imediato do equipamento revestido para a operação. É empregado como plástico de engenharia, se utilizado sistemas de cálculos avançados, para o emprego e a manutenção de equipamentos e de estruturas metálicas, em substituição dos trabalhos de caldeiraria (serviços a quente).

>> Equipamentos e estruturas em PRFV: são equipamentos, tubulações, acessórios fabricados e instalados utilizando o Plástico Reforçado com Fibras de Vidro, que podem ser construídos com a utilização das resinas e dos reforços de fibra de vidro adequados a cada situação de agressividade química, mecânica e térmica.

Para obter mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: marketing@rust.com.br




Grupo Rust & Resinar no Facebook


Depoimentos

Receba Newsletter


© 2017 Grupo Rust & Resinar - Todos os direitos reservados. By Guest